- All
- Ofertas
- Coupons
- Sales
- Expired
Sobre Carrefour
Se alguém lhe pedir alguma sugestão de supermercados para fazer as compras do dia a dia, muito provavelmente o nome que vai pipocar em sua cabeça é o do Carrefour.
Afinal de contas, quem nunca fez suas compras no Carrefour? Quem não conhece ninguém que só vai no Carrefour?
Pois é, o nome está totalmente consolidado no mercado e na cabeça do povo. Mas não é por acaso, pois a rede Carrefour já possui uma longa história. E por isso mesmo, muita gente tem curiosidade em saber como surgiu, onde surgiu, o tamanho do Carrefour no Brasil e outros detalhes da rede.
Assim sendo, nesse artigo falaremos um pouco sobre a história desta grande rede que é o Carrefour.
Fundação e História do Carrefour
A rede Carrefour foi fundada em 1960, na França, depois que duas famílias que tinham negócios ligados ao comércio decidiram se unir. Os fundadores da rede foram Marcel Fournier e Denis Defforey respectivamente.
O primeiro supermercado foi inaugurado em Parmelan, uma pequena cidade Francesa. A ideia se mostrou uma muito bem sucedida, logo de início, o que levou a continuação do negócio.
Passados 3 anos desde a inauguração do primeiro supermercado, as famílias vendo o sucesso do negócio, decidiram dar mais um passo. Foi então, que em 1963, um novo conceito de lojas foi criado pelo Carrefour, o hipermercado. A nova ideia foi bem aceita pelos clientes, o que deu força para a continuidade do negócio.
Expansão do Carrefour
A medida que o sucesso foi crescendo, mais unidades foram sendo inauguradas na França. Com isso, os sócios decidiram que já era hora de expandir ainda mais o negócio.
Assim sendo, a rede Carrefour decidiu em 1969, abrir a primeira unidade na Espanha. A expansão internacional rendeu ótimos resultados, sendo que, após 4 anos, uma nova unidade foi aberta na Bélgica. Mais uma vez houve uma ótima aceitação do conceito da rede pelos clientes Belgas.
O Carrefour no Brasil
O Brasil pode se considerar um país privilegiado em muitos aspectos, sendo que nesse caso não foi diferente. Digo isso, basicamente porque o país foi escolhido para ter a primeira unidade do Carrefour em todo o continente americano.
O público brasileiro adorou o conceito dos novos Hipermercados, sendo que, com o passar do tempo o negócio foi crescendo no Brasil, havendo o lançamento de novas unidades.
O Carrefour se consolidou no Brasil como uma das maiores redes de varejo. Todavia, dado a qualidade do serviço prestado pela empresa, este fato não chega a ser uma surpresa.
Atualmente no Brasil, existe mais de 570 lojas. Isso te dá uma noção do quão grande é o Carrefour em território nacional. E o mais interessante, é que a rede de lojas Carrefour se divide em vários formatos e segmentos, entre eles: drogarias, hipermercados, lojas de bairro e muito mais.
Crise do Carrefour no Brasil
Sim, você não leu errado. Apesar de todo o sucesso que a rede Carrefour conquistou no Brasil desde a sua instalação, em meados de 2007, por pouco o Brasil não foi abandonado pelo Carrefour. Contudo, o motivo é relativamente simples.
Concorrência de outras redes de varejo. Durante aquele período, a rede Carrefour estava brigando por espaço no mercado com concorrentes ao mesmo tempo. Isso acabou prejudicando o faturamento do Carrefour em território nacional. Todavia, o problema foi solucionado com a compra da rede Atacadão, que era uma das maiores concorrentes naquele momento.
Após esta aquisição estratégica, a rede Carrefour conseguiu recuperar uma grande parcela de mercado, assumindo a liderança das vendas no varejo naquele período.
A excelência Carrefour
Se uma empresa consegue liderar por tanto tempo seu mercado, em deferentes países, isso não acontece por acaso. A rede Carrefour investe em um atendimento de excelência, estando sempre atenta as tendências de cada mercado onde ela opera
Desta forma, a Carrefour conta com uma rede que abrange diversos tipos de produtos. Cada segmento de negócio que a rede atende, é pensado de forma especifica e direcionada aos seus clientes.
Quer materiais para casa e decoração? O Carrefour tem.
Quer produtos para saúde e bem estar? O Carrefour tem.
Quer tecnologia e eletrônicos? O Carrefour tem.